1. TugaTech » Software » Dúvidas e Ajuda de Software

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

symba06

Iniciante

Olá pessoal!

 

Espero que este tópico se encontre no lugar correto. Sou um PC user com alguma experiência, mas só agora estou considerar mudar-me para um ambiente Cloud.

 

Trabalho como engenheiro mecânico, e dependo diariamente de aplicações de engenharia para desempenhar o meu trabalho. Estas aplicações exigem muita memória gráfica e física, para além de processadores rápidos e de espaço disco (+300 GB).

 

Encontro-me neste momento à procura de uma solução Cloud que me possibilite ter todo o meu Windows 7 tal como se encontra agora (programas instalados, configurações atuais, ficheiros atuais) através da Internet. Ou seja, caso o meu computador eventualmente se avarie, ou caso o perda ou me roubem, gostaria de ter a capacidade de aceder ao meu Windows 7 através da Cloud / serviço VPS / Virtual machine, and poder trabalhar como se nada tivesse acontecido.

 

Existem soluções assim, e se sim, o que recomendam? E ainda mais importante, acham que estas soluções são realmente seguras?

Muito obrigado!

Roberto

Ver perfil do usuário

DJPRMF

Administrador
avatar

Boas,

 

Teoricamente é possível ter algo desse género, mas não de forma exata como o que refere (ou pelo menos como compreendi). E é algo um pouco confuso de explicar na parte gráfica, pelo que vou fazer o meu melhor (alguma duvida apite no ponto Razz ) ...

Prepare um café, porque o texto é longo...

 

O "totalmente cloud" é possível. Obviamente, continua a necessitar de ter um sistema para aceder (um computador/tablet/smartphone próximo de si) e com um sistema operativo instalado. Mas tudo o que faz remotamente, fica lá e não no seu sistema. Portanto, se o perder ou este avariar, basta substituir e pronto.

 

Quanto ao sistema remoto em si, provavelmente não terá o Windows 7/8/10 a que está habituado, já que estes são destinados a computadores "locais". Mas possui o Windows Server, que será idêntico.

Em base, é tal como o Windows para computadores "locais", mas destinado a servidores (por exemplo, continua a ter ambiente de trabalho, pode instalar programas, etc)...

 

Por fim, relativamente ao desempenho, o limite está nas características do servidor (tal como está no computador). Mas a nível gráfico, que refere ser um ponto importante, é que complica um pouco...

Deve ter em conta a diferença entre processamento gráfico imediato - que sai imediatamente para o ecrã -  e processamento gráfico geral - por exemplo, cálculos ou renderizações que utilizem a gráfica, mas não seja apresentados de imediato e em tempo real no ecrã.

 

Um exemplo banal que pode servir para explicar melhor: jogos. Este é um exemplo de processamento gráfico imediato, já que o objetivo é apresentar tudo imediatamente no ecrã. Se for para isto, um sistema remoto não terá vantagens e até pode nem ser possível de todo.

Estes sistemas são desenhados para utilizarem o mínimo de interface gráfica (ou até nenhuma de todo - o Linux é desenvolvido para utilizar apenas a linha de comandos em servidores). A largura de banda que seria necessária para enviar e receber esses dados seria elevada, muito mais do que provavelmente iria conseguir ter no seu sistema "local" e no sistema remoto.

Isto não quer dizer que é impossível, mas - voltando ao exemplo banal - jogar seria o mesmo que colocar fotos a cada 2-3 segundos no ecrã.

 

Quem diz jogos pode também dizer programas de renderização gráfica, onde pode ficar muito mais complicado certas tarefas que exijam precisão ou a vertente do "tempo real"...

 

O processamento gráfico "geral" é que será o mais utilizado em servidores. Basicamente trata-se em utilizar os recursos gráficos desse servidor para o processamento de dados.

Como exemplo, algumas empresas utilizam servidores com gráficas dedicadas para o processamento de cálculos complexos, já que estas são consideravelmente mais rápidas que um processador.

Os resultados são depois guardados ou enviados, mas não é apresentado nada de imediato (imagens 3D, etc).

 

Portanto, se as "aplicações de engenharia" que refere enquadram-se no primeiro ponto de processamento gráfico, este tipo de sistemas não será o mais apropriado para si.

Um servidor remoto serve mais de complemento a um sistema local, não como um substituto completo ao sistema local (apesar de, em certas tarefas, até ser possível como foi exemplificado antes).

 

Deve equacionar se, para o que pretende e de acordo com o que refere, não compensa mais utilizar um servidor remoto para guardar dados que sejam importantes, invés de pensar em mover "tudo" para a cloud.

Por exemplo, pode utilizar um servidor remoto como um disco "seguro" para backups. Se algo acontecer no seu computador, os dados ainda estão no disco remoto.

 

E não estou a falar apenas de ficheiros individuais. Pode criar backups regulares da imagem do disco (uma copia exata do seu disco rígido). Caso algo ocorra, basta restaurar uma imagem do disco anterior.

Não é exatamente o que pretendia, mas é consideravelmente melhor a não ter backup nenhum (o que, por sinal, nunca deve fazer - deve sempre ter algum backup dos dados mais importantes).

 

Atenção que, mesmo tendo um sistema "totalmente cloud", backups continuam a ser algo fundamental e necessário, já que problemas podem ocorrer em qualquer lugar. Quem lhe garante que não entornam um copo de água sobre o servidor e lhe estragam tudo o que lá está? Razz

Um backup dos dados é fundamental, seja em que sistema for...

 

Espero que ajude. Smile

Cumps

 


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

symba06

Iniciante

Obrigado DJPRMF, ajudou bastante! Smile

 

Percebo o que diz relativamente ao processamento gráfico "imediato". Não é uma questão fundamental para aquilo que eu faço, se bem que não gostaria que o "lag" fosse superior a 1 segundo. 

 

Voltando à discussão "totalmente cloud", percebo que sejam utilizados Server OSs como Windows Server 2008, mas existem vários tutoriais para converterem um Windows Server num Desktop OS com as mesmas funcionalidades. Por isso não terei problemas com isso.

 

Conhece alguns destes serviços e pode recomendar algum?

 

Ver perfil do usuário

DJPRMF

Administrador
avatar

Tenha também em conta que necessita de ter conhecimentos para gerir o servidor.

Não se pode guiar apenas por "tutoriais" na Internet.

O Windows Server é já um "desktop", na base da palavra. Não existe nada a converter, nem o pode converter em mais nada... Referia-me mais ao facto de ser um sistema com características destinadas mais a servidores (por padrão).

 

Mas voltando ainda às necessidades gráficas, isso é um ponto importante? Porque não sei bem ao que se refere com "aplicações de engenharia". São graficamente exigentes? (3D e afins)

No sistema que possui atualmente, utiliza uma gráfica dedicada?

 

Note também que não estamos a falar de uma coisa barata se for com uma gráfica...

Um dedicado com gráfica dedicada custa uma boa centenas de euros por mês (+150-200 euros) ou até milhares (por exemplo, dedicados com gráficas Tesla custam bem mais de 1000 euros/mês)

 


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

symba06

Iniciante

Olá DJPRMF,

 

O laptop que utilizo atualmente é de uma gama alta - Dell Precision M4800 - com gráfica dedicada, e é realmente necessário para trabalhar em aplicações de modelação 3D - Solidworks, ANSYS, AutoCAD Mechanical, e outro tipo de simulações. Por isso são graficamente exigentes e também a nível de processador.

 

Não tinha ideia que eram necessários conhecimentos específicos para gerir um servidor. Pensei que, como disse, o Windows Server era já um "desktop" sem necessidade de "manutenção". Pode-me dizer que tipo de coisas devo ter em conta ao gerir um servidor?

 

 

Ver perfil do usuário

DJPRMF

Administrador
avatar

Solidworks, Autocad e afins são realmente exigentes, pelo que aplica-se os pontos anteriores.

Mas atenção que isto também depende de servidor para servidor... Até pode ser que o servidor seja construído para essa aplicação gráfica especifica, e ai não terá os problemas anteriores.

Tudo depende do orçamento que estará preparado para fazer (e, obviamente, do servidor em si)... Mas não espere algo barato...

 

Quanto à gestão do servidor, e sendo totalmente sincero, se necessita de colocar essa questão então vai ter problemas em gerir o servidor a longo prazo.

As versões do Windows para desktops estão preparadas para serem instalar e usar. Num servidor, e mais concretamente no Windows Server, pode necessitar de adaptar.

O sistema/ambiente de trabalho em si são instalados e ficam prontos a utilizar de "raiz", mas, pensando em longo prazo, necessita de ter conhecimentos para garantir a correcta gestão, manutenção e segurança do sistema, bem como saber corrigir problemas e erros que possam surgir...

 

Não é o mesmo que ter a pequena funcionalidade de "Restauro do Sistema" no Windows para desktops, à falta de melhor exemplo para perceber a diferença... Razz


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech