1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

google drive

 

Qualquer serviço cloud que permita aos utilizadores realizarem uploads de ficheiros necessita de ficar atento a possíveis utilizações maliciosas do mesmo, seja para a distribuição de vírus ou de conteúdo protegido por direitos de autor. E a Google não é exceção, com o Google Drive.

 

Apesar de o serviço gratuito da Google disponibilizar um armazenamento cloud para qualquer utilizador, se estiver a pensar distribuir conteúdos protegidos por direitos de autor, como filmes ou jogos, é melhor ter atenção.

De acordo com o portal TorrentFreak, o Google Drive conta com diversos sistemas que permitem identificar conteúdos protegidos por direitos de autor e que estejam a ser partilhados publicamente com terceiros.

 

Apesar de a empresa não confirmar oficialmente estes sistemas, quando os utilizadores tentam partilhar um conteúdo publicamente que é conhecido por ser relacionado com pirataria, o sistema irá apresentar uma mensagem de alerta, informando que a partilha não é possível (o que viola os termos de utilização do serviço).

 

mensagem de alerta apresentada

 

De notar que este alerta apenas é apresentado em conteúdos que sejam partilhados publicamente. Se os ficheiros em questão ficarem apenas disponíveis na conta do Google Drive, sem acesso de terceiros, então o sistema não alerta o utilizador.

 

A Google, contactada pelo portal, não forneceu detalhes acerca deste sistema, mas é possível que o mesmo seja baseado em algum tipo de verificação por hash, que identifica conteúdos conhecidos como sendo pirataria de diversas fontes (como sites de partilhas de torrents).

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech