1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

ransomware

 

O ransomware é uma prática que tem vindo a ser utilizada cada vez mais nos últimos meses, visto permitir aos atacantes bloquear os computadores das vitimas como forma de obterem algum dinheiro rápido (e muitas vezes estes ficheiros não são desbloqueados, mesmo que o pagamento seja realizado).

 

E os últimos dados da empresa Carbon Black confirmam o que não será grande surpresa, com um aumento nas vendas de software ilegal relacionado com ransomware no mercado negro da web. Os dados apontam que as vendas cresceram quase 2502% entre 2016 e 2017.

 

O estudo teve em conta as vendas realizadas deste malware sobre 21 dos principais sites da Dark Web. Atualmente existem cerca de 6300 pontos de venda deste tipo de malware, com mais de 45 mil softwares maliciosos disponíveis nas mais variadas versões.

 

alvos do ransomware

 

No que respeita a valores reais, no total foram registados mais de 249 milhões de dólares em compras de ransomware durante o ano de 2016. Porém, este valor aumentou agora para um aproximado de 6.2 mil milhões de dólares. Alguns comerciantes conseguem ganhar mais de 100 mil dólares por ano apenas com a venda de ransomware.

 

Apesar de o ransomware não ser um tipo de malware recente, a propagação da moeda virtual bitcoin e das redes tor veio facilitar a utilização do mesmo. O Bitcoin será mesmo o principal motivo para que as vendas de ransomware no mercado negro da web tenham aumentado, visto que permitem transações anonimas e simples pela internet, algo que antes era bem mais complicado de se realizar.

 

A empresa Carbon Black também deixou algumas previsões para os próximos anos, e um dos principais dados a ter em conta será que o ransomware pode vir a ser adotado mais em sistemas Linux. Por agora, os principais alvos são sistemas baseados no Windows, mas o Linux é um dos principais sistemas no que respeita a servidores, o que pode afetar gravemente certas entidades.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech