1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

steam linux

 

No início da semana passada, alguns rumores davam conta que a Valve estaria a planear adaptar melhor o seu cliente para suportar jogos em ambientes Linux. Estes rumores parecem agora ter sido confirmados, com a empresa a revelar uma nova funcionalidade para os utilizadores do sistema operativo gratuito.

 

De acordo com o comunicado da empresa, a nova funcionalidade irá garantir uma melhor integração entre a Steam e o Wine no Linux, o que poderá melhorar a compatibilidade de jogos que anteriormente apenas se encontravam disponíveis no Windows. Para este fim a empresa disponibiliza uma versão adaptada do Wine, e apelidada de “Proton”, para garantir a maior compatibilidade.

 

A empresa sublinha que pretende trabalhar para garantir que o desempenho dos jogos é igualmente mais elevado em comparação com o Wine tradicional. O objetivo principal passa por fornecer uma experiência de utilização da Steam “plung-and-play”, tal como já se encontra no Windows.

 

No que respeita ao Proton, este conta com integrações com o DirectX 11 e 12 através da plataforma Vulkan, o que deverá permitir aumentar o desempenho final dos jogos. A funcionalidade também foi otimizada para suportar jogos em ecrã inteiro, controladores externos e ainda suporte a multithread.

 

Como é normal na comunidade Linux, o código fonte do Proton encontra-se inteiramente disponível e de forma gratuita a partir do Github, pelo que pode ser modificado pelos programadores que assim o necessitem. Atualmente este ainda se encontra numa fase Beta, com a lista de jogos algo limitada, mas espera-se que venha a aumentar no futuro.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech