1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

encriptação conteúdos online

 

A encriptação de conteúdos online é algo considerado como fundamental, sobretudo nos dias de hoje, onde a privacidade é algo que muitos estão atentos nas suas atividades online. No entanto, uma recente lei aprovada na Austrália pretende evitar que esta encriptação seja aplicada.

 

Apesar de a tecnologia poder ser utilizada para fins considerados benignos – como proteger informações bancárias – também pode ser utilizada por criminosos para transmitir informações difíceis de serem identificadas pelas autoridades. É neste ponto que o governo da Austrália aprovou uma nova lei, que pretende evitar o bloqueio de conteúdos online por meio de encriptação.

 

A lei conhecida como “anti-encriptação” pretende forçar as gigantes da tecnologia a permitirem acesso das autoridades aos conteúdos encriptados que estejam a ser partilhados na sua plataforma. Basicamente, a lei pretende que empresas como o WhatsApp e Signal instalem um backdoor nas suas apps, permitindo que as mensagens encriptadas possam ser descodificadas por qualquer agente da autoridade.

 

Esta é uma lei similar ao que as autoridades nos EUA requereram à Apple no início do ano, ao qual a empresa recusou e forçou as mesmas a procurarem alternativas externas. Além disso, a Apple também emitiu um comunicado para o governo da Austrália, demonstrando o descontentamento com esta nova legislação.

 

Não será de estranhar que muitos peritos e utilizadores em geral considerem esta medida uma forma danosa que pode comprometer a privacidade. Além de permitir o acesso das autoridades a conteúdos supostamente privados, os backdoors podem também abrir portas para terceiros comprometerem a segurança das plataformas – e consequentemente permitirem a qualquer utilizador desencriptar os conteúdos das mesmas.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech