1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

facebook logo

 

De acordo com um estudo realizado recentemente, sobre as 34 aplicações mais populares para Android na Play Store, pelo menos 20 destas estão a enviar dados dos utilizadores sem o seu consentimento para o Facebook.

 

Os dados enviados permitem categorizar os utilizadores em diferentes aspetos, como o facto de terem ou não filhos ou a sua idade aproximada. Na grande maioria dos casos, estes dados são enviados sem o consentimento dos mesmos, e podem mesmo estar a ser processados de forma ilegal tendo em conta as leis da UE.

 

Segundo revela o portal Financial Times, os dados são enviados para a rede social assim que a app é aberta pelo utilizador. Como exemplo, a aplicação Kayak – utilizada para pesquisar voos e marcar os mesmos em diferentes agencias de viagens – procede ao envio de vária informação relativa às marcações para o Facebook sem que o utilizador seja alertado desta medida previamente – como é o caso do destino do voo ou o número de pessoas envolvidas.

 

A mesma fonte aponta que esta medida vai contra a legislação europeia do RGPD, onde os utilizadores devem ter conhecimento de todos os dados partilhados com terceiros e deve ser requerida a confirmação dos mesmos sobre se pretendem que essa partilha seja realizada ou não.

 

Em parte, este problema encontra-se associado com o SDK do Facebook, utilizado por diversas aplicações como forma de integrar alguns serviços da rede social nas suas apps. Apesar de versões mais recentes do SDK estarem dentro dos parâmetros do RGPD, muitos programadores ainda não atualizaram as suas apps para esta nova versão, continuando a enviar dados sem o consentimento dos utilizadores para a rede social.

 

Por entre os nomes de aplicações que se encontram a realizar esta tarefa surgem o My Talking Tom, Qibla Connect, Period Tracker Clue, Indeed e várias outras apps de topo na plataforma.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech