1. TugaTech » Programação, Scripts e Webmasters » Programação, Scripts e Webmasters
Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1Problema com web host Empty Problema com web host - Dom 20 Jan 2013 - 15:28

joao.antonio

Iniciante
Boa tarde,

A empresa (LusoDigital.com) onde tenho alojado um site migrou os servidores e perdeu dados, stored procedures e tabelas criados durante o ano passado.

Migraram uma versão antiga da BD e informam que não têm nenhum backup mais recente. Todos os dados referentes ao ano de 2012 desapareceram.
A justificação que dão é a seguinte:


Eu: Não me responderam, volto a perguntar: porque é que não existem backups? Porque é que eu perdi todos os dados referentes a 2012?

Luso Digital: Instalamos o ultimo backup a seguir a migração. Por motivos técnicos que desconhecemos (talvez um problema de versões) terá perdido informações. Lamentamos mas as migrações provocam,as vezes, este tipo de problemas. Tudo correu bem para os outros sites migrados.

Já pedi reembolso e aguardo uma resposta, no entanto fiquei lesado com horas de trabalho perdidas e dados irrecuperáveis.
Existe algum organismo, ou autoridade sobre estes assuntos onde me possa informar e saber quais são os meus direitos?

Já alguém passou pelo mesmo?

#2Problema com web host Empty Re: Problema com web host - Dom 20 Jan 2013 - 15:58

lcmmonteiro

Técnico
Pela experiência que tenho os ISP's apenas têm backups dos últimos 10 dias.

É estranho terem migrado de servidor e não terem os backups da altura anterior à migração, nem que fosse só o último dia. Provavelmente ou não o fizeram ou então eliminaram logo após a migração.

Se de facto eles instalaram o último backup conforme a mensagem que recebeu e, algo correu mal, eles têm ainda esse backup guardado e, podem muito bem tentar instalar o mesmo novamente ou, pelo menos tirar aquilo que lhe és pedido.

Vai ser complicado, mas muito complicado obter aquilo que já perdeu. Até porque eles vão quase de certeza alegar que o cliente é que deveria ter feito os seus backups...


____________________________________________

Cumprimentos,
Luís Monteiro

Pavimentos e Equipamentos Infantis
www.pavikids.com

Todo o tipo de reparações
www.sosdomicilio.com.pt
http://www.lcmm-24horas.com https://www.facebook.com/LCMMAssistenciatecnica24Horas/ https://twitter.com/LCMM24Horas pavikids
Conectado

#3Problema com web host Empty Re: Problema com web host - Dom 20 Jan 2013 - 16:07

DJPRMF

Administrador
DJPRMF
Boas,

Cada empresa de alojamento possui métodos de backup específicos.
Em parte, e pelo que a empresa refere nas resposta ao seu email, esta têm uma certa razão. Em certos casos poderão ocorrer erros no restauro ou até na propria criação do backup e, nestes casos, a informação é perdida.

No entanto concordo com o referido pelo lcmmonteiro. Ainda deve possuir acesso ao antigo backup, nem que seja para efectuar manualmente o restauro dos dados.

Caso já tenham sido eliminados, então é provável que a responsabilidade seja do cliente, pois este deveria ter realizado os backups.
Verifique atentamente os termos de serviço da empresa nesses campos. Smile

Em todo o caso, e independentemente do sistema de backup utilizado (mesmo que automático), é sempre recomendado efectuar o backup do seu site em períodos regulares e guardar o mesmo num local seguro. Wink


____________________________________________

Problema com web host Tugatechuserbar
Problema com web host 3
Problema com web host 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

#4Problema com web host Empty Re: Problema com web host - Dom 20 Jan 2013 - 16:19

joao.antonio

Iniciante
O antigo backup que a empresa possui não contempla os dados criados ao longo do ano 2012. A hipótese de efectuar manualmente o backup não existe.

Conforme os termos e condições da LusoDigital.com:

6. BACKUPS
Realizamos backups (cópia de segurança) diários e semanais dos sites e das suas configurações. Deverá sempre conservar uma cópia original, independente de qualquer um dos nossos serviços, para o seu site e para os seus emails mais importantes. Em caso de força maior, não podemos ser responsabilizados pela perca de informação que possa acontecer nos nossos servidores. Os backups são para o uso da Luso Digital e, salvo exepções, não podem ser requisitados pelo Cliente em caso de perca de informação provocada por ele.

Compreendo que é também da minha responsabilidade manter uma cópia de segurança. No entanto a perca de informação não foi provocada por mim nem por uma força maior. Uma migração é algo planeado.
Faz então sentido recair sobre mim a responsabilidade?


Conectado

#5Problema com web host Empty Re: Problema com web host - Dom 20 Jan 2013 - 16:44

DJPRMF

Administrador
DJPRMF
Depende do que seja considerado "força maior". A migração poderá ser um motivo de "força maior".

Obviamente nunca faz muito sentido, do ponto de visto do utilizador. Very Happy
E, segundo os termos da empresa referidos:
(...)Deverá sempre conservar uma cópia original, independente de qualquer um dos nossos serviços, para o seu site e para os seus emails mais importantes.

Está especificado, neste ponto, que o cliente deve manter os backups em sua posse, não podendo a empresa ser responsabilizada por perdas.
Ou seja, e "trocando por miúdos", a responsabilidade dos backups é do cliente.

mas, neste ponto, a única opção será discutir as possibilidades com a empresa.


____________________________________________

Problema com web host Tugatechuserbar
Problema com web host 3
Problema com web host 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

#6Problema com web host Empty Re: Problema com web host - Dom 20 Jan 2013 - 17:11

joao.antonio

Iniciante
Obrigado pelo ponto de vista.

Embora possa ser ambígua, a expressão de força maior não parece que se aplique a este caso.

O conceito jurídico de «força maior» corresponde a «poder ou razão mais forte decorrente da responsabilidade do facto que, pela sua influência, impeça a realização da obrigação a que se estava sujeito».

Nem mesmo sendo a «força maior» a incompetência da empresa...

A empresa não indicou estar aberta a qualquer tipo de discussão.
Vou mudar de alojamento e gerir melhor os meus backups. Parece que pagar para outros fazerem esse serviço por mim não é exequível.

Na minha opinião a empresa demonstrou uma enorme falta de ética e profissionalismo.



Conectado

#7Problema com web host Empty Re: Problema com web host - Dom 20 Jan 2013 - 17:42

DJPRMF

Administrador
DJPRMF
Bom, neste ponto penso que não exista muito mais a fazer...

Eu proprio já passei por uma situação similar à alguns anos. Mas aprendi e nunca mais em voltou a acontecer.
Como se costuma dizer: Aprende-se com os erros. Smile


____________________________________________

Problema com web host Tugatechuserbar
Problema com web host 3
Problema com web host 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

#8Problema com web host Empty Re: Problema com web host - Seg 11 Mar 2013 - 14:36

nfcg

Iniciante
nfcg

Boa tarde.

Provavelmente  o host (e não estou a fazer de advogado do diabo, porque nem conheço o host em questão) mas, como muitos outros hosts, este provavelmente não garante o backup dos dados e dbs, Se garante então a questão e valida. (e peço desculpa...)

Caso contrario a verdadeira questão aqui e:

Porque e que eu não utilizei o rsync e o  mysqldump para fazer os meus backups?

Cumprimentos

Nuno

http://nunofcguerreiro.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech