Recentemente, a Google anunciou que irá desativar o Google Reader - http://goo.gl/TVe5t - como parte da sua “Limpeza de primavera”, devido à redução no numero de utilizadores no serviço e à necessidade de concentração em outros produtos.
Apesar do Google Reader ser um dos favoritos de muitos utilizadores, existem sempre alternativas. Neste artigo iremos listar algumas das alternativas ao Google Reader, igualmente gratuitas.
Para começar, o melhor será proceder com a exportação de todos os feeds do Google Reader. Para tal basta efetuar o download no Google Takeout - http://google.com/takeout/
- Leitores RSS Online
NetVibes - http://www.netvibes.com/
O Netvibes é mais uma alternativa ao iGoogle (também a ser desativado pela Google), mas a sua interface permite a leitura de feeds de forma simples e rápida, alem de permitir a personalização da interface.
Newsblur - http://www.newsblur.com/
Apesar de ser, em tudo, similar ao Google Reader, o Newsblur somente é totalmente aproveitado nos planos pagos. No entanto, se não possuir muitos feeds, o plano gratuito é suficiente, permitindo adicionar até 64 feeds com 10 posts cada. Para um numero superior de feeds é necessário o pagamento de 1 dólar por mês.
Além da interface online, este serviço disponibiliza ainda aplicações para o iOS e Android.
The Old Reader - http://theoldreader.com/
O The Old Reader promete ser uma alternativa mais simples e rápida ao Google Reader. Com uma interface minimalista e simples de utilizar, promete ser uma das principais alternativas.
RSS Miner - http://rssminer.net/
O RSS Miner é mais uma alternativa minimalista. Com uma interface onde somente surgem os pontos mais importantes em destaque: os feeds e posts.
Os feeds são separados dos posts na mesma janela, sendo possível alternar entre feeds rapidamente pela sidebar. O serviço possui ainda atalhos de teclado para facilitar a utilização.
Possui como ponto positivo a possibilidade de importar diretamente os feeds do Google Reader, necessitando somente de efetuar o login na sua conta da Google.
Feederator - http://www.feederator.org/
Outra alternativa bastante apreciada para os utilizadores que pretendem um design similar ao Google Reader. Com uma interface em tudo similar, somente perde pela falta de importação dos feeds.
- Leitores RSS no navegador
Nesta secção iremos destacar algumas extensões ou extras para os navegadores, que permitem o acesso diretamente pelo navegador, sem a necessidade de aceder a qualquer site.
Feedly - http://www.feedly.com/
O Feedly é, sem duvida, uma das extensões mais utilizadas para leitores RSS nos navegadores. Possui suporte ao Firefox e Google Chrome, assim como ao sistema Android e iOS.
Com integração direta com o Google Reader, os utilizadores podem importar todos os seus feeds do serviço da Google com um clique. A própria empresa disponibilizou um pequeno guia de como migrar os conteúdos do Google Reader - http://goo.gl/933vV
RSS Feed Reader for Google Chrome - http://goo.gl/X0W7a
Os utilizadores do Google Chrome poderão também testar a extensão RSS Feed Reader, que permite o acesso aos feeds diretamente pelo botão adicionado na barra de ferramentas do navegador.
Este é recomendado para pequenas listas de feeds, visto que o espaço de apresentação os mesmos é limitado.
Se ainda utiliza o Internet Explorer, o melhor será efetuar uma de duas ações: alterar para outro navegador ou utilizar uma solução de leitores feed online, visto que os leitores de feeds para este navegador não se comparam às alternativas.
Conhece mais alternativas? Deixe o seu comentário.