Boas,
É tudo uma questão de localização...
Os dominios .com, .net, etc são considerados dominios genéricos (exceto aqueles mais específicos, como o .gov ou .edu). Ou seja, podem ser utilizados sobre qualquer parte do mundo e qualquer pais. Já os dominios como o .com.pt, .pt, .fr ou qualquer outro são destinados aos países.
Isto permite identificar mais facilmente a "origem" do site. Por exemplo, nos dominios .PT, mesmo sem aceder ao site, fica imediatamente a saber que o mesmo é de Portugal. Se fosse um .com, isso já não acontecia...
Isto será útil, por exemplo, para empresas. Mas também para quem pretenda segmentar o público do site (por exemplo, o TugaTech será mais útil para utilizadores localizados ou que falem Português do que Alemão )
Além disso, os dominios de países também permitem que os motores de pesquisa e utilizadores identifiquem mais facilmente o público alvo. Por exemplo, certamente que um domínio .PT não será destinado maioritariamente a pessoas que residam na Alemanha, logo os motores de pesquisa ajustam os resultados desde domínio para os utilizadores que realmente sejam de Portugal (obviamente, utilizadores da Alemanha também os vão ver, mas não serão tão "destacados", visto não serem esse o público alvo).
Ou seja, possui vantagens do ponto de vista de segmentar os utilizadores e identificar a origem do site.
Cumps