1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Cheetah Mobile

 

A Cheetah Mobile é uma criadora de populares aplicações para o Android, tendo várias das suas criações no topo das tabelas de downloads da Play Store. No entanto, tanto a Cheetah Mobile como a sua empresa subsidiária Kika Tech terão estado a criar um esquema fraudulento nos anúncios das suas apps.

 

O esquema foi revelado pela empresa Kochava, a qual afirma que tanto a Cheetah Mobile como a Kika enganam os anunciantes ao apresentarem resultados falsos sobre a instalação de aplicações de terceiros nos seus anúncios.

Este formato de publicidade é bastante comum por entre os programadores, onde os criadores de uma app apresentam publicidade para ser instalada outra app. Obviamente, esta publicidade é paga consoante o número de instalações realizados.

 

Por norma, os criadores de apps populares podem cobrar entre 0.50 e 3 dólares por cada instalação recomendada de outras aplicações. No entanto, a Cheetah e a Kika encontravam-se a enganar os anunciantes, aproveitando-se para tal das permissões mais elevadas das suas próprias aplicações dentro do sistema – como é o caso da popular Clean Master.

 

aplicações afetadas

 

As aplicações destas empresas estariam a utilizar as permissões dentro do sistema para identificar quando uma aplicação que se encontrava a ser publicitada nas suas apps fosse instalada por outras fontes – como exemplo, a partir da Play Store diretamente.

Isto era feito para inflacionar os números de instalações para os anunciantes, levando assim ao pagamento das instalações recomendadas quando estas não teriam sido feitas pelo sistema de publicidade da Cheetah Mobile ou Kika Tech.

 

Apesar de esta situação afetar sobretudo os anunciantes, é importante referir que as aplicações destas duas entidades são bem conhecidas por realizarem uma recolha abusiva de dados nos equipamentos, alguns dos quais podem ser considerados como pessoais e identificáveis. No entanto, ainda assim possuem algumas das apps mais descarregadas da Play Store.

 

A Google já revelou também que se encontra a investigar esta situação, sendo que irão ser tomadas as medidas necessárias face aos Termos da Plataforma. Por sua vez, em entrevista ao The Hacker News, a Cheetah Mobile atribui as culpas desta situação ao SDK utilizado no desenvolvimento das apps ou à rede de anúncios utilizada para distribuir a publicidade – em ambos os casos referidos como sendo de entidades terceiras.

 

Seja como for, para os utilizadores é recomendado que evitem instalar aplicações destas duas empresas, não somente pelas praticas abusivas para com anunciantes mas também pela elevada probabilidade de uma recolha de dados mais exaustiva. Entre a lista de aplicações encontra-se:

  • Clean Master
  • Security Master
  • CM Launcher 3D
  • Battery Doctor
  • Cheetah Keyboard
  • CM Locker
  • CM File Manager
  • Kika Keyboard

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech