1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

smartphone com sinal de rede e imagem do android

 

A Google confirmou uma nova funcionalidade de segurança, que vai chegar com o Android 14, e que se espera vir a garantir mais proteção de dados nas comunicações dos utilizadores.

 

Com a nova versão do Android 14, os utilizadores poderão desativar o acesso completo a redes 2G, bem como o acesso a redes móveis sem encriptação, com vista a garantir a segurança de todos os dados transmitidos pelo sistema. Esta medida pode ser aplicada tanto em dispositivos de consumidores em geral como para empresas.

 

De acordo com o comunicado da Google, o Android vai ser o primeiro sistema operativo a contar com este género de proteções. A ideia será garantir uma camada adicional de proteção contra um ataque conhecido como “Stingray”.

 

Um ataque Stingray, também conhecido como IMSI catcher, é uma técnica de vigilância eletrónica utilizada para intercetar comunicações móveis, como chamadas telefónicas e mensagens de texto, de dispositivos móveis como telemóveis. Este tipo de ataque envolve o uso de equipamento especializado que simula uma torre de telecomunicações legítima. Quando um dispositivo móvel se liga a esta falsa torre, o atacante pode intercetar e monitorizar o tráfego de comunicações do dispositivo, incluindo chamadas, mensagens e até mesmo a localização do telemóvel.

 

Os ataques Stingray são frequentemente usados por agências de aplicação da lei e agências governamentais para investigações criminais, monitorização de suspeitos e obtenção de informações. No entanto, também levantam preocupações em termos de privacidade e segurança, uma vez que podem ser utilizados para intercetar comunicações sem o conhecimento ou consentimento dos utilizadores dos dispositivos móveis.

 

A maioria destes ataques foram mitigados com a introdução do 4G, sendo que são mais eficazes apenas em redes 2G. De notar que o Android permite desativar o acesso a redes 2G desde o Android 12, embora a opção não se encontre ativada por padrão.

 

Ao mesmo tempo, a empresa garante que a nova versão do Android vai garantir a proteção contra acesso a redes de comunicação que não se encontrem encriptadas, protegendo assim as comunicações dos utilizadores.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech