1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Hacker em frente de codigo verde

 

O Windows 11 veio trazer novas formas dos utilizadores personalizarem os seus sistemas, e entre as mudanças encontra-se a barra de tarefas. Sem dúvida, esta foi uma das zonas onde mais alterações foram feitas.

 

No entanto, existe quem goste de personalizar ainda mais o sistema para os seus gostos, e se faz parte deste grupo, tenha cuidado sobre os locais onde descarrega as aplicações. Uma recente campanha encontra-se agora a usar publicidade em plataformas sociais, como o Facebook, para propagar um novo malware.

 

A campanha começa por atrair as vítimas com publicidade em plataformas como o Facebook ou Instagram, no pretexto de uma aplicação que permite alterar o estilo da barra de tarefas do Windows 11.

 

publicidade no facebook para o malware

 

Caso os utilizadores acedam ao site, são indicados para descarregarem a suposta aplicação, que se encontra protegida por uma senha – possivelmente para evitar a deteção de software de segurança.

 

imagme do site onde se encontra o malware

 

Caso os utilizadores acabem por instalar a aplicação que é fornecida, além de não receberem qualquer género de personalização para a barra de tarefas, estão a instalar um malware que vai proceder com o roubo de dados pessoais dos navegadores no sistema.

O malware rouba os cookies, dados do navegador, senhas e carteiras de criptomoedas que o utilizador tenha no sistema, enviando os mesmos para servidores remotos. Com esta informação, os atacantes podem basicamente replicar o navegador em outros dispositivos – o que inclui também o acesso a contas em que tenha realizado o login.

 

atividade do malware no sistema

 

Como sempre, a primeira linha de defesa parte dos próprios utilizadores, que devem ter cuidado com as ferramentas e aplicações que descarregam da internet. Deve-se ter ainda mais cautela com conteúdos que estejam protegidos por senha, como o exemplo de ficheiros comprimidos.

 

Esta é uma técnica bastante vulgar de malware para ocultar os ficheiros maliciosos de programas de segurança. Por fim, verifique sempre o tamanho dos ficheiros – por vezes, estes possuem um tamanho bastante elevado para aquilo que prometem. Isto é mais uma técnica para evitar a análise por software de segurança, uma vez que estes raramente verificam ficheiros de elevadas dimensões.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech