1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

KDE em lixo

 

Os utilizadores da interface KDE estão a ser aconselhados a terem extremo cuidado nos temas que instalam nos seus sistemas, depois de relatos que alguns temas maliciosos estariam a eliminar completamente os discos dos utilizadores.

 

A equipa de desenvolvimento do KDE encontra-se a alertar os utilizadores da interaface para terem cuidado na instalação de temas, até mesmo de plataformas oficiais como a KDE Store. Foram descobertos recentemente casos de temas maliciosamente criados, contendo código que pode eliminar todos os dados dos discos do sistema.

 

Atualmente a KDE Store permite que qualquer um envie os seus temas para a plataforma, ficando disponíveis para qualquer utilizador da mesma. Isto abre a possibilidade de conteúdos maliciosos serem enviados sem que se tenha controlo direto em tal.

 

A equipa do KDE afirma que, atualmente, não possui a equipa suficiente para realizar a verificação de todos os temas enviados para a plataforma, verificando os mesmos por código potencialmente malicioso.

 

Este problema aplica-se sobretudo a temas globais, que alteram não apenas o design do sistema, mas também a forma como este funciona diretamente. Alguns temas podem integrar código malicioso, que pode realizar ações no sistema dos utilizadores – como apagar completamente os dados do disco. Isto inclui também os widgets desses mesmos temas.

 

A partir do Reddit, alguns utilizadores confirmam ter sido afetados por tal, depois de instalarem um tema global do Plasma. Depois de ser instalado, o tema executou o comando rm -rf, removendo todos os conteúdos do sistema.

Como a instalação do tema é feita com privilégios elevados, isso faz com que o código de eliminação de dados seja executado como root.

 

Embora o tema em questão tenha sido removido da plataforma, a equipa da KDE alerta para a possibilidade de outros temas surgirem na plataforma com o mesmo formato.

 

Face ao aumento de conteúdos maliciosos enviados para a KDE Store, a equipa encontra-se a analisar a possibilidade de começar a analisar todos os temas enviados antes de publicar os mesmos. Isto pode levar a que seja aplicada uma moderação dos conteúdos, o que pode atrasar a publicação de novos conteúdos, e também aumenta o trabalho da equipa em geral – mas ao mesmo tempo, fornece uma camada adicional de segurança.

 

Ainda assim, esta medida vai demorar tempo a ser implementada, pelo que a equipa recomenda cautela na hora de instalar temas globais.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech