1. TugaTech » Internet e Redes » Duvidas e Ajuda de Redes e Internet
Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Nuno_Gomex

Avançado

Boas! Tenho uma impressora HP Officejet 5740 e configurei-a por wireless à minha rede doméstica...o problema é que dos 5 computadores/portáteis que tenho em casa, apenas com 2 consigo imprimir seja em que divisão for da casa. Os outros 3 pura e simplesmente não se conseguem associar à impressora. Já instalei e desinstalei diversas vezes o driver, seja pelo site da HP, através do painel de controlo ou através do software HP Smart. O problema é que dá sempre o mesmo erro: "o controlador não está disponível"

 

Já estou cansado de tentar e desde os últimos dias ando à volta disto. Procurei soluções através de vídeos, fóruns, site da HP e nada.

Resumindo, qual é a melhor forma de conseguir colocar a impressora a imprimir através da rede wireless em todos os computadores/portáteis? Não consigo resolver a situação do controlador/driver que aparece como não reconhecido ou não disponível! Existe alguma forma de através da página de acesso ao router (TP-LINK ARCHER C5) definir a impressora como padrão para as impressões dos computadores da rede? Já associei o MAC Address e o endereço de IP da mesma no campo "address reservation" mas não resolveu a situação.

 

Já estou por tudo para resolver esta questão. Será que comprando um servidor de impressão resolveria?

Preciso de algo que não me obrigue a ter o controlador ou driver da impressora instalado pois das diversas instalações deu-me sempre falha nessa vertente.

Conectado

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

Boas,

 

Vamos por partes. Antes de mais, para ter a impressora instalada no sistema necessita obrigatoriamente das drivers. Portanto, não adianta estar a pensar em resolver outros problemas quando a falha começa logo ai.

 

Comece por desinstalar todos os programas e drivers da HP do sistema. Utilize um programa como o Revo Uninstaller para isso, assim garante que é tudo removido.

Depois de garantir que está tudo removido, verifique no "Gestor de Dispositivos" do Windows se a impressora ainda surge na lista. Se sim, remova-a.

 

Depois disso, volte a tentar configurar a impressora. Não deve precisar de nada para além do "Adicionar impressora" a partir das definições do Windows, seleccionando a opção de ligar a uma impressora da rede.

 

Quanto ao router, não existe algo dessa forma - porque o router não tem qualquer função nessa tarefa. A gestão da impressora é feita pela própria impressora, não pelo router,a  menos que a tenha ligado diretamente ao router..

Em todo o caso, o problema aqui parece ser dos computadores onde está a verificar a falha dos drivers, porque se consegue imprimir em rede sobre alguns sistemas, então no router não há nenhum problema Smile


____________________________________________

Partilha de impressora HP na rede - Incompatibilidade Tugatechuserbar
Partilha de impressora HP na rede - Incompatibilidade 3
Partilha de impressora HP na rede - Incompatibilidade 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

Nuno_Gomex

Avançado
O problema é que já fiz isso diversas vezes e não dá resultado...em vez do Revo Uninstaller, utilizo o Iobit Uninstaller e para complementar o MicrosoftProgram_Install_and_Uninstall.meta! É que não vejo mais hipóteses.

Conectado

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

Como é que está a "instalar" a impressora?

É através do painel de controlo do Windows ou diretamente pela aplicação do HP Smart?

 

Já agora, desative também qualquer programa de segurança que possa ter no sistema, como antivírus e firewalls - so para verificar se não poderá vir dai.


____________________________________________

Partilha de impressora HP na rede - Incompatibilidade Tugatechuserbar
Partilha de impressora HP na rede - Incompatibilidade 3
Partilha de impressora HP na rede - Incompatibilidade 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

Nuno_Gomex

Avançado
Já experimentei instalar pelo painel de controlo do Windows, já experimentei pela aplicação da HP Smart, já experimentei através do software e drivers que o site da HP recomenda para esta impressora em particular...
Das 3 opções qual é que recomenda?
Apenas não tentei fazer a instalação com o firewall e o antivírus desativados!

Conectado

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

Recomendo começar por testar instalar diretamente pelo Windows. 

Se a impressora instalar, mas surgir com algum erro nas drivers, verifique o que aparece pelo "Gestor de Dispositivos" Smile


____________________________________________

Partilha de impressora HP na rede - Incompatibilidade Tugatechuserbar
Partilha de impressora HP na rede - Incompatibilidade 3
Partilha de impressora HP na rede - Incompatibilidade 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

Nuno_Gomex

Avançado

Acabei de fazer o indicado e já não dá o mesmo erro...o driver/controlador parece estar instalado mas se for imprimir algo não dá! Aparece a seguinte mensagem: "erro a imprimir!

 

Reiniciei o computador e fiz novamente o pedido de impressão e diz:

Erro ao imprimir em HPE0AC89 (HP OFFICEJET 5740)

 



Última edição por Nuno_Gomex em Sáb 28 Mar 2020 - 17:55, editado 1 vez(es)

Conectado

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

Consegue fazer uma captura de ecrã da janela de Definições do Windows, na secção das Impressoras?

Verifique se a impressora predefinida é realmente a que quer utilizar.


____________________________________________

Partilha de impressora HP na rede - Incompatibilidade Tugatechuserbar
Partilha de impressora HP na rede - Incompatibilidade 3
Partilha de impressora HP na rede - Incompatibilidade 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

Nuno_Gomex

Avançado
Já tenho foto...como é que consigo publicar aqui no fórum?!

Nuno_Gomex

Avançado

Aqui vai:

 

https://ibb.co/0hRLVQY

 

https://ibb.co/JqyXyrd

 

Esta forma é a ideal de colocar as fotos? O site (ImbBB) a que acedi é de segurança ou tem algum problema em publicar fotos por lá...?!

Conectado

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

Se abrir a fila de impressão, encontra-se algum documento pendente?

 

 

E veja também se estas duas opções, dentro da fila de impressão, não estão marcadas:

 

 

Pode partilhar diretamente o link do ImbBB para a imagem ou utilizar a opção de enviar para o Imgur:

 

 

 


____________________________________________

Partilha de impressora HP na rede - Incompatibilidade Tugatechuserbar
Partilha de impressora HP na rede - Incompatibilidade 3
Partilha de impressora HP na rede - Incompatibilidade 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

Nuno_Gomex

Avançado
Tinha um documento pendente mas já o eliminei...
Das opções que mencionou nenhuma delas está marcada!

Conectado

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

Com o documento eliminado da lista de impressão, e depois de reiniciar a impressora, mesmo assim continua a verificar erro?

 

Qual é o erro que aparece no documento da Lista de impressão?


____________________________________________

Partilha de impressora HP na rede - Incompatibilidade Tugatechuserbar
Partilha de impressora HP na rede - Incompatibilidade 3
Partilha de impressora HP na rede - Incompatibilidade 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

Nuno_Gomex

Avançado

Num dos portáteis não aparece erro de controlador nem driver da impressora...parto do princípio que o mesmo estará bem instalado! A informação que dá quando tento imprimir uma folha de teste é esta:



Última edição por Nuno_Gomex em Dom 29 Mar 2020 - 16:43, editado 1 vez(es)

Nuno_Gomex

Avançado

Num outro não dá o erro mas não consigo imprimir na mesma a folha de teste...

Envio estas imagens para ver se o ajuda!



Última edição por Nuno_Gomex em Dom 29 Mar 2020 - 16:43, editado 2 vez(es)

Nuno_Gomex

Avançado
Começo a achar que isto só vai lá com uma formatação dos computadores...é que 2 funcionam sem problemas e 3 não dão para imprimir de nenhuma forma!
É que formatar 2 portáteis e 1 desktop vai dar muito trabalho. Já para não falar nos programas e documentos que se perdem.

Conectado

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

Teste o seguinte: num dos sistemas onde está a verificar o problema, comece por desinstalar completamente todo o software da HP. Remova também qualquer impressora que tenha configurado pelo painel de controlo.

 

Em seguida:

1- Pressione o atalho WIN+R para abrir a janela de "Executar"

2- Escreva "printui.exe /s" (sem aspas)

3- Nas propriedades do Servidor de Impressão, aba "Controladores", veja se existe algum controlador relativo à impressora. Se tiver, selecione-o e clique em "Remover".

 

Reinicie o sistema e volte a realizar todo o processo de reinstalação da impressora pelo software da mesma.

O problema parece estar relacionado com algum erro de configuração especifico nesses sistemas, a reinstalação "pode" resolver, mas seria um passo algo drástico.


____________________________________________

Partilha de impressora HP na rede - Incompatibilidade Tugatechuserbar
Partilha de impressora HP na rede - Incompatibilidade 3
Partilha de impressora HP na rede - Incompatibilidade 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

Nuno_Gomex

Avançado

Já fiz o sugerido mas continuo a não conseguir imprimir seja através do word, bloco de notas ou internet...a única coisa que consigo imprimir é através do software da impressora! Deduzo que então esteja tudo bem a nível de instalação do controlador e driver da impressora. Falta é associar os programas do Windows à impressora. É estranho ela estar selecionada como predefinida e mesmo assim não responder aos pedidos de impressão. As únicas coisas que consigo imprimir são as do software da HP, ou seja:

Nuno_Gomex

Avançado

Mas se no software da impressora HP, se for ao menu Personalizar a Impressora e selecionar Imprimir Página de Teste já dá erro e não imprime... Julgo que tenho aqui uma situação deveras misteriosa!

Conectado

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

Uma curiosidade que reparei na última imagem que colocou.

A localização da impressora parece estar sobre IPv6.

 

Se configurar diretamente por IPv4 - ou tentar desativar o IPv6 nas definições da impressora - consegue imprimir? (provavelmente terá de reconfigurar mais uma vez a impressora).

É estranho que consiga imprimir sobre o software mas não pela rede. Se pelo software da HP imprime, as drivers estão correctas...


____________________________________________

Partilha de impressora HP na rede - Incompatibilidade Tugatechuserbar
Partilha de impressora HP na rede - Incompatibilidade 3
Partilha de impressora HP na rede - Incompatibilidade 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

Nuno_Gomex

Avançado

Bem, depois de muito batalhar acabei por me render e tive que optar pela medida mais radical e drástica...

2 dos portáteis já foram hoje formatados e já consigo imprimir pela impressora seja em que divisão da casa for!

Para a semana formato o desktop e já ficam os 5 computadores a funcionar em pleno. Custou mas teve de ser, acabou por ser a melhor solução e 1 deles já precisava há muito de uma formatação.

Nuno_Gomex

Avançado

Boas! No seguimento desta conversa cheguei à conclusão que está na hora de trocar de impressora.

Desta vez vou fugir da HP para evitar estes problemas todos de incompatibilidades de drivers e controladores.

 

Estou indeciso entre a Epson Ecotank ET-2750 ou a Epson Ecotank ET-2756...

Andei a tentar ver qual seriam as diferenças entre uma e outra mas não encontrei nada de especial. Consegue-me ajudar e dizer se a diferença está apenas na cor? A ET-2750 é preta e a ET-2756 é branca. Para já foi o que consegui descobrir mas a informação é escassa quanto a este tema.

Conectado

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

Bem, problemas com impressoras e drivers, para ser honesto, vai sempre encontrar em todas Razz

 

Dito isto, os dois modelos parecem-me idênticos realmente. Possivelmente é apenas a variação do modelo na cor. Smile


____________________________________________

Partilha de impressora HP na rede - Incompatibilidade Tugatechuserbar
Partilha de impressora HP na rede - Incompatibilidade 3
Partilha de impressora HP na rede - Incompatibilidade 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech