Olá! Eu tenho um Samsung J7 de 16 GB de capacidade e sofro de um velho problema. A memória está cheia. Já tive que desinstalar ou desativar vários aplicativos e mesmo assim estou sempre com cerca de apenas meio giga de memória interna disponível. Tudo quanto possível armazeno arquivos e aplicações num cartão SD, e todos os dias limpo o cache das aplicações (é possível desativar o armazenamento automático de cache?). Atualmente, aquilo que ocupa-me maior espaço é o Whatsapp, cerca de 3,8 GB, e tratam-se de conversas das quais não me quero desfazer. Tenho tentado buscar soluções, mas as dúvidas são muitas. O que acontece se eu decidir mover as pastas com os arquivos do Whatsapp do armazenamento interno para o cartão SD? Quero saber se isso afetará a visualização de mensagens, imagens, vídeos, áudios, se a criação de backups será afetada, se há a possibilidade de uma duplicação dos arquivos, ou mesmo o corrompimento de algum deles, e se, num eventual retorno das pastas ao armazenamento interno se as informações permanecerão intatas.
Por outro lado, fiquei a saber de um programa chamado MobileTrans, que permite salvar as informações do Whatsapp para o computador. Não sei, no entanto, se é possível apresentar o arquivo de conversas, no computador, num formato parecido com aquele presente no Whatsapp, ou seja, se é possível ver as mensagens datadas e por ordem, se os áudios, imagens e vídeos ficarão visíveis e executáveis na conversa. Também não sei se é possível um restauro pleno dos arquivos num qualquer telemóvel (considero a hipótese de uma troca de telemóvel), nem se as conversas salvas no computador possuem encriptação. Finalmente, nesse caso, queria também saber se após a criação do backup no computador, se podemos limpar as conversas e os arquivos do Whatsapp descansadamente.
Se alguém puder esclarecer algumas dessas dúvidas ou dar-me sugestões, ficaria agradecido.