Não existe uma opção de QoS nas configurações do DECO?
Verifica se está desativada ou se os dados da velocidade de rede nele estão corretos.
Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.
Não existe uma opção de QoS nas configurações do DECO?
Verifica se está desativada ou se os dados da velocidade de rede nele estão corretos.
Acabei de confirmar, está desativado
Como alternativa, tenta ativar e usa as configurações de velocidade da operadora (ou um pouco mais).
Dito isto, eu testava também ver se o cabo de ligação entre o router/DECO está em boas condições.
Fora isso, testa desativar o modo bridge do router da operadora. E testa dessa forma. Procura também nas configurações do Router da operadora se existe uma opção de DMZ, e coloca nela o IP do router DECO.
O cabo é novo, veio com o Deco.
Já desativei o modo bridge e ativei o DMZ, e pus o IP do primeiro Deco...
Continua tudo igual, não passa dos 300
Bem, a última coisa que vejo é testares colocar outro DECO como "principal"...
Mas não vejo mais nada que possa estar diretamente a afetar a velocidade nesse ponto.
Então, acabei de tentar fazer isso e... Tudo igual. Até pensei que fosse do cabo de internet que veio com o Deco, mas não tenho como saber porque o cabo não tem nada escrito que me ajude a identificar o tipo...
Mais alguma ideia ou desisto de vez?
Acabei de fazer mais testes:
- Não é do cabo porque tentei o mesmo cabo ligado ao do router ao PC e consegui os 500 Mbps;
- Também testei um cabo diferente ligado do router ao PC, e do Deco ao PC, e em ambos os casos consigo os 500;
- Verifiquei as definições da placa do PC e está configurada para 1000 Mbps.
Já deu para ver que o problema está na rede WIFI, porque por cabo não há perdas de velocidade
Hum, então parece-me que é mais algo relativo à configuração do wifi, não diretamente do DECO em si.
Já tentaste separar as redes 2.4/5GHz? E testar ambas?
Pois, o Deco não tem duas redes, é só uma. Tipo, posso escolher se quero usar as duas bandas, ou só a 2.4 GHz ou a 5 GHz, mas não cria duas redes...
Como faço isso?
Hum, experimenta então colocar apenas uma ou outra, a ver se a velocidade se altera em alguma delas para melhor...
Tecnicamente a 5 GHz deveria ser a que teria a velocidade maior, mas com alcance mais curto.
O interessante aqui é que parece que a velocidade "cortada" é porque está a ser feita a ligação em wifi 2.4 GHz -que teoricamente deveria ter a velocidade máxima de 300 Mbps, mas claro, isso apenas em condições perfeitas.
O estranho é acontecer também quando se configura apenas com 5Ghz, que teoricamente deveria permitir cerca de 850 Mbps.
E os nodes adicionais da rede, se for ligado um cabo diretamente a eles, qual a velocidade que se obtêm? (não é ao DECO principal, mas sim a um dos outros).
Bem, acho que isso parece ser mesmo da rede, distância entre pontos e possíveis interferências.
O "local", pelo que se referiu no inicio, é algo longo, e, portanto logo ai complica a coisa.
Agora, é realmente estranho que no primeiro DECO a velocidade esteja baixa... vendo os fóruns de suporte da TP-Link, existem alguns relatos de velocidades lentas no wifi, que parece-me ser mesmo do dispositivo... mas varia muito (uns têm, outros não).
Para a velocidade no primeiro Deco, não vejo muito mais o que fazer.... As únicas recomendações que vejo seria ativar o QoS e colocar as velocidades elevadas - tipo 10000 Mbps tanto em down como up. E colocar os dispositivos "chave" como prioritários (deve surgir nas configurações com o QoS ativo).
Parece-me que é mesmo uma questão de distância ou interferências que estão a causar isso. Pouco complicado de precisar... mas não vejo muitas alternativas infelizmente.
Será que arranjando um quarto Deco isto melhora?
Não sei se isso irá resolver diretamente.
Atenção que pode ser mesmo do próprio DECO M4 - encontro vários tópicos nos fóruns de suporte da TP-Link onde referem velocidades reduzidas de wifi. Não é "geral", mas parece acontecer com alguma regularidade.
Não se exclui que pode ser problema de "software" - alguma atualização feita no entretanto ao sistema deles.
O estranho é que acontece até quando se liga via wifi no primeiro DECO, que teoricamente seria o que tem a melhor qualidade possível da rede sem fios. Ai deveria ter-se toda a velocidade da rede... mas não é o que acontece.
Testei uma configuração com M4's faz algum tempo, e nessa parecia funcionar bem (eram apenas dois nodes). mas lá está, pode-se ter alterado as coisas desde então...
Se for isso, podes tentar alterar por alguma solução mesh alternativa - mas talvez seja melhor analisar primeiro se não possuem problemas em reviews ou feedbacks pela net.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos