Bem, acabei de descobrir estes forums, que nao conhecia, mas parecem ser porreiros (:
só tenho 15 anos, nao me levem a mal
Vou falar sobre o Pawno Compiler, ou a linguagem Pawn.
Sim, le-se "porn" (sem r).
Vou escrever este topic, sem ir a net, porque costumo usá-lo imenso, e vou escrevelo de acordo com o meu "knowledge".
Bem, este compiler, é normalmente utilizado, em jogos, como por exemplo, o SA-MP, ou Counter Strike.
É um compiler, que compila de modo a single threaded.
Single threaded, é uma forma de "compilar" a informação, que lê de linha-a-linha.
O Minecraft, tambem é de single threaded, ou seja, cria os blocos "pedaço-a-pedaço".
Mas também não é só usado em jogos.
É conciderado uma compiler basico, que, se por exemplo, quissessemos criar um jogo, e de forma a alguem poder "programalo" teriamos que criar o pawno library, que é uma extensão .dll onde tem as "functions" que nós queremos.
Ele é muito comparado, e dito que é igual ao C++.
[b]Muito giro, mas como é que se usa?
Depende da função que quero fazer.
Há a function, e a stock.
A diferença, é praticamente minima, é que stock pode fazer return de texto ou numeros, e functions só podem de numeros.
Na linguagem de programação, chama-se a numeros - Integers e texto string ou size arrays.
Ok, agora vamos criar variaveis.
Quero criar uma variavel chamada... Variavel.
Entao, ia ao Pawno, e escrevia:
new Variavel = \0.
Porque uma variavel de integers só cria uma celula, onde pudemos colocar um só numero.
Por exemplo, numa função qualquer poderia fazer isto:
[b]E agora variaveis, com size array?
Ok, enquanto criamos uma variavel normal, só usamos uma celula.
Mas se quisermos criar com uma size array, o compiler "come" sempre 1 celula.
Vejemos melhor:
- Se eu fizer:
Agora, poderiamos fazer isto, numa function ou stock qualquer:
[code]Texto = "Ola1"[code]
No hex binario faz:
[code]new Texto = \O\l\a\1\0[/code]
Mas se eu fissesse
[code]Texto = "OlaAdeus"[code]
Iria dar erro ao compilar, porque esse texto, excede o limit das celulas.
(Continuo amanha, estou cansado de escrever e.e)
só tenho 15 anos, nao me levem a mal
Vou falar sobre o Pawno Compiler, ou a linguagem Pawn.
Sim, le-se "porn" (sem r).
Vou escrever este topic, sem ir a net, porque costumo usá-lo imenso, e vou escrevelo de acordo com o meu "knowledge".
Bem, este compiler, é normalmente utilizado, em jogos, como por exemplo, o SA-MP, ou Counter Strike.
É um compiler, que compila de modo a single threaded.
Single threaded, é uma forma de "compilar" a informação, que lê de linha-a-linha.
O Minecraft, tambem é de single threaded, ou seja, cria os blocos "pedaço-a-pedaço".
Mas também não é só usado em jogos.
É conciderado uma compiler basico, que, se por exemplo, quissessemos criar um jogo, e de forma a alguem poder "programalo" teriamos que criar o pawno library, que é uma extensão .dll onde tem as "functions" que nós queremos.
Ele é muito comparado, e dito que é igual ao C++.
[b]Muito giro, mas como é que se usa?
[/b
Ok, imaginemos que quero fazer uma função.Depende da função que quero fazer.
Há a function, e a stock.
A diferença, é praticamente minima, é que stock pode fazer return de texto ou numeros, e functions só podem de numeros.
Na linguagem de programação, chama-se a numeros - Integers e texto string ou size arrays.
Ok, agora vamos criar variaveis.
Quero criar uma variavel chamada... Variavel.
Entao, ia ao Pawno, e escrevia:
- Código:
new Variavel;
new Variavel = \0.
Porque uma variavel de integers só cria uma celula, onde pudemos colocar um só numero.
Por exemplo, numa função qualquer poderia fazer isto:
- Código:
Variavel = 1337
[b]E agora variaveis, com size array?
[/b
Bem, isso são as variaveis que podemos colocar numeros ou texto.Ok, enquanto criamos uma variavel normal, só usamos uma celula.
Mas se quisermos criar com uma size array, o compiler "come" sempre 1 celula.
Vejemos melhor:
- Se eu fizer:
- Código:
new Texto[5]
- Código:
new Texto = \0\0\0\0\0
Agora, poderiamos fazer isto, numa function ou stock qualquer:
[code]Texto = "Ola1"[code]
No hex binario faz:
[code]new Texto = \O\l\a\1\0[/code]
Mas se eu fissesse
[code]Texto = "OlaAdeus"[code]
Iria dar erro ao compilar, porque esse texto, excede o limit das celulas.
(Continuo amanha, estou cansado de escrever e.e)